quinta-feira, 25 de março de 2010

Páscoa!


Cristianismo Ou consumismo?


Mais um ano se passou e, novamente, comemoramos a Páscoa. Mas, afinal, qual o significado de tudo isso?
Embora a data seja reconhecida pela presença dos “ovos de chocolates trazidos pelo coelhinho”, sua real identidade está relacionada a uma festividade cristã em adoração a Jesus Cristo. Geralmente, nesta época, as igrejas se mobilizam através de programações diferenciadas, relembrando a sua crucificação e, ao mesmo tempo, a ressurreição.
Desde que se adotou o coelhinho e ovo como símbolos da Páscoa, a data ganhou uma outra comemoração. Diante disso, é visível que a cada ano, lamentavelmente, o seu verdadeiro significado tem sido esquecido, ou, pelo menos, deixado em segundo plano.
Mas, onde está o erro? Nas famílias. Podem até me criticar, mas assim acredito. Ao analisarmos com mais precisão a maneira como tudo está sendo conduzido, defendo a idéia de que todas as famílias estão desgastadas pelo comodismo. Ao se tornarem vítimas deste comodismo, deixaram de se importar em transmitir o verdadeiro significado da data. Os pais, pelo menos a maioria, já não compartilham com os filhos a história da crucificação e ressurreição de Jesus, ou seja, não se importam em contar o verdadeiro motivo da comemoração pascal.

O consumismo tomou posse do espaço antes ocupado pelo cristianismo de tal forma que, lamentavelmente, observamos que hoje em dia a Páscoa, sem ovo, não é Páscoa, ou, em outras palavras, o ovo de Páscoa, nesta data, é “sagrado”.

As pessoas esquecem o real significado das coisas por puro comodismo e capitalismo.

E quem ganha com tudo isso? O comércio, é claro!
Eu também sou culpada, ainda compro bombom nessa época. Os chocolates estão lá , seja nos supermercados, lojas de conveniências, como tantas outras que existem. Estão lá nas pratileiras em todas as estações do ano, em todos os meses do ano e em todas os dias do ano! E o consumismo continua em alta e quem lucra com tudo isso, é o comercio!

Um comentário:

  1. Essa é a maldição do capitalismo, tudo é destruído pelo MALDITO dinheiro. Fazer o quê, né? Hoje em dia temos que nos conformar com coisas piores, como, por exemplo, os políticos que se deixam levar pelo dinheiro e acabam se corrompendo. Temos que frizar que uma boa educação familiar e escolar é essencial para que nossos filhos e descendentes saibam a diferença do bem e o mal e do certo e do errado, coisa rara de se ver hoje, muitos buscam apenas a diversão.

    A mídia tem forte influência sobre isso, que deixam passar todo tipo de comercial frizando ovos de páscoa e outras cositas más! Porém o maldito capitalismo está lá, fazendo com que as emissoras continuem de pé, passando o comercial que eles querem. Basta a nós, futuros pais e a nossa geração que tenha consciência do nosso futuro e façam um esforço a mais para que o nosso mundo seja um mundo repleto de paz e igualdade social. Utopia? Talvez não, basta querer.

    ResponderExcluir